Um dos maiores perigos à saúde dos negócios de uma empresa é o excesso de holofotes e assédio da mídia que por vezes ataca alguns líderes e CEOs em momentos muito positivos da empresa, inflando egos despreparados para o sucesso e emocionalmente carentes de elogios externos. Deixando de lado os indícios psicológicos de necessidade de autoafirmação, narcisismo patológico e coisas do tipo, quero destacar os perigos dessa conduta para os resultados, formação da cultura e líderes comprometidos com a longevidade da empresa, pois um dos pilares fundamentais da liderança é que o líder lidera pelo exemplo.
Qual será o exemplo dado pela maior autoridade, ou alguém entre as maiores autoridades, que passa a maior parte do tempo dando palestras sobre temas genéricos e sem correlação com os negócios da empresa? Que não está disponível para discutir os problemas reais ou finge que eles não existem? Que não se envolve mais com a operação e exatamente por isso não consegue mais opinar sobre as questões reais do dia a dia? Que se preocupa mais com sua marca pessoal e em escrever artigos sobre suas “conquistas” que com a marca institucional e resultados da empresa que fundou ou representa? Que arranja tempo para opinar em projetos e startups externas mas não participa dos comitês de inovação do próprio negócio? Que se enxerga mais como uma “celebridade” ou “influencer” que como o maior líder executivo da empresa? Isso é simplesmente insano, é a anti-liderança, a anti-gestão e o anti-CEO!
Qual será o exemplo dado pela maior autoridade, ou alguém entre as maiores autoridades, que passa a maior parte do tempo dando palestras sobre temas genéricos e sem correlação com os negócios da empresa?
Importante reforçar que a principal missão do líder é apoiar seus liderados a entregar resultados, bater metas consistentemente, resolver problemas atuando nas causas, eliminar desperdícios e combater custos, agregar cada vez mais valor, cuidar dos atuais e trazer novos clientes, fortalecer a reputação e lucratividade, envolver-se em tudo que diga respeito ao negócio, executar as ações do presente zelando pelo foco no futuro decidido, formar outros líderes pelo exemplo, reconhecer erros e corrigi-los na essência, errar erros novos e evoluir sempre. Essa é o missão dos líderes, em especial a do líder máximo: o CEO.
O líder de alta performance deve passar menos tempo nos escritórios e salas luxuosas de reuniões e mais tempo onde de fato o negócio acontece, como o local onde são fabricados os produtos, onde ocorre o serviço, a logística, a gestão, a negociação com clientes e fornecedores estratégicos. Precisa estar próximo das pessoas que realmente fazem acontecer para ouvi-las, entender as causas dos seus problemas, avaliar os recursos críticos disponíveis e apoiá-las a encontrar e implementar as melhores soluções.
O líder precisa estar próximo das pessoas que realmente fazem acontecer para ouvi-las, entender as causas dos seus problemas, avaliar os recursos críticos disponíveis e apoiá-las a encontrar e implementar as melhores soluções.
Além dos vários relatórios em Power Point e planilhas que recebe todos os dias, precisa ir a campo e ver com os próprios olhos, sentir com a própria pele, ouvir com os próprios ouvidos e degustar a realidade com a própria boca. Não tem medo da verdade, trata todos com respeito mas entende que a verdade deve estar acima da falsa harmonia gerada pela medo do confronto profissional. Compreende que o conflito produtivo faz suas equipes crescerem profissional e emocionalmente, por isso estimula-o com técnica e profissionalismo. Demonstra humildade para reconhecer os próprios erros, rever posições, ensinar e aprender, sempre buscando o melhor para a empresa. Jamais leva para o lado pessoal, ofende ou decide no calor das emoções.
O líder não tem medo da verdade, trata todos com respeito mas entende que a verdade deve estar acima da falsa harmonia gerada pela medo do confronto profissional.
O estilo da liderança define o presente e futuro da empresa. Lideres fracos, empresas fracas. Líderes celebridades, empresas e demais líderes celebridades. Lideres fortes, empresas fortes. Líderes comprometidos com os resultados, empresas e demais líderes comprometidos com resultados.
Diga-me o estilo do líder com quem andas, que te direi quem és no presente e no futuro…
Leave A Comment