Esquizofrenia Corporativa – Organizações Alienadas

A esquizofrenia é um transtorno psíquico grave que se caracteriza pelos seguintes sintomas: alterações do pensamento, alucinações (visuais, cinestésicas e sobretudo auditivas), delírios e alterações no contato com a realidade.

Como uma expansão da individualidade humana, tanto positiva quanto negativa, as empresas também podem sofrer da chamada “esquizofrenia corporativa”, e isso fica evidente em comportamentos do tipo (atenção aos sintomas):

Palestrante Vendas - Carlos caixeta

– Gestores alheios à realidade dos funcionários, à satisfação e expectativas dos seus clientes, tomando decisões totalmente descoordenadas com a situação real.

 

Indicadores de Desempenho - Carlos Caixeta - Palestrante - Vendas - Estratégia- Marketing

– Falta de critérios, de indicadores, de metas e metodologia de gestão, ocasionando um ambiente confuso, instável, onde as pessoas não sabem como são avaliadas e o que fazer para crescer e serem reconhecidas pela empresa.

 

avestruz-e-a-crise

– Atenção apenas ao que ocorre dentro da empresa, numa postura umbilical, fechando-se para as tendências e oportunidades que acontecem porta afora, no ambiente externo. Essa é a chamada “postura do avestruz”.

 

palestrante-marketing-carlos-caixeta-marketing-palestra

– Despreocupação com a estratégia e o marketing, falta de clareza sobre as prioridades e descaso com a sinergia entre as áreas, com a comunicação interna e externa, tão necessárias para se atingir os resultados desejados.

 

esquizofrenia-corporativa-carlos-caixeta

– Acreditar que pesquisas, seminários e trabalhos com equipes multifuncionais não servem para nada.

 

esquizofrenia-corporativa-carlos-caixeta-palestrante-estratégia

– Desprezo pelas questões relacionadas à sociedade e ao planeta, enfocando apenas o presente e menosprezando o futuro, estimulando o resultado financeiro imediato sem pensar nas conseqüências para a sustentabilidade nem no relacionamento duradouro com seus stakeholders.

 

desvalorizacao-dos-talentos-da-empresa-esquizofrenia-corporativa-palestrante-marketing-carlos-caixeta

– E por fim, tão grave quanto os anteriores, a desvalorização dos talentos, os únicos capazes de conduzir a empresa para a longevidade e mudança de patamar competitivo.

Se você identificou um ou mais desses sintomas em sua empresa, não espere que ela entre na UTI para pedir apoio e traçar um plano de ação para retira-la desse estado de alterações do pensamento, percepção distante da realidade, alucinações e delírios… Não há dúvida, são exatamente os sintomas da esquizofrenia pessoal e corporativa.

Faça o Diagnóstico Estratégico Competitivo (DEC) e entenda a real situação da sua organização, base para a orientação das ações de melhoria, correção e implementação: www.carlosgustavocaixeta.com.br/dec

Leave A Comment