No mundo dos negócios e na vida, tão importante quanto o conteúdo é o receptáculo que contém esse conteúdo. No meu artigo sobre as habilidades indispensáveis de um bom vendedor eu cito a imagem pessoal como um dos atributos mais importante, afinal, vejamos… Você compraria um carro altamente potente mas esteticamente ultrapassado e com design obsoleto? Contratraria, para lidar com seus clientes, um funcionário competente mas visualmente desleixado e desarrumado? Admira produtos como Ipad e Iphone? Vibra com as linhas arrojadas do último lançamento da sua marca predileta de carro? Suspira ao ver uma mulher linda, bem arrumada, perfumada ou um homem elegante, esguio e num terno bem cortado? Pois bem, intuitivamente todos reconhecem a importância da aparência para o sucesso das pessoas, produtos e experiências profissionais. No dia a dia confirmamos a importância da boa imagem pessoal e da elegância nos mínimos gestos e comportamentos.
Na ausência de qualquer referência sobre você, as pessoas invariavelmente vão julga-lo pela sua aparência, que vai além da beleza física e se estende para as roupas, relógio, sapatos, bolsa, adereços, joias, cabelo, perfume, gravata, lenço, gestual e postura do próprio corpo. Isso é tão importante que pode definir o seu sucesso ou seu fracasso, em 5 minutos, principalmente se quem estiver diante de você for alguém exigente e de sucesso… Afinal “semelhante busca semelhante”. Quem tem sucesso quer estar sempre perto de quem tem sucesso. E a água continua correndo para o mar…
Investir na aparência é tão importante que, não raro, altos executivos confidenciam que não contrataram determinada pessoa porque não “irradiava” a aura de sofisticação e imagem buscada pela empresa, apesar de competente. Dizem também que se o profissional não cuida da sua própria estética não cuidará também da estética nem dos negócios da empresa. Casos famosos, incluindo o ex-presidente Lula, vários artistas e empresários nos mostraram que o esmero pelo “receptáculo” abre portas e muda o patamar de conquistas de um indivíduo, independente de sua área de atuação. E tem gente que ainda pensa que só o conteúdo interessa… Ledo e caro engano.
A propósito, atualmente a sua aparência reflete o sucesso que você já desfruta ou quer desfrutar? Sua imagem inspira confiança e atrai pela elegância? Sua comunicação visual está adequada à prosperidade que tanto quer? Se não soube responder essas perguntas, está mais que na hora de rever e investir mais na sua aparência, afinal de contas “beleza e sofisticação põem a mesa e ainda abrem o apetite”!
Leave A Comment