Por Carlos Caixeta
Aumentar as receitas e fortalecer a reputação corporativa está na pauta de prioridades das empresas que se preocupam com a longevidade e lucratividades dos seus negócios, bem como daquelas comprometidas com a melhor entrega de valor aos seus clientes, acionistas, colaboradores, sociedade e outros stakeholders (públicos relevantes), no setor público e privado.
1) Aumente a visibilidade direcionada da sua empresa.
Descubra onde seus clientes e potenciais clientes estão, onde frequentam para lazer e networking, quais revistas e jornais leem, quais aeroportos utilizam, quais assuntos preferem e apareça no local certo, com o conteúdo certo e impacto visual certo. Evite o amadorismo, faça de forma profissional, com entendimento e planejamento! Investimento inteligente em marketing e vendas é estratégico, aumenta suas receitas e fortalece a conexão empresarial e psíquica com seus clientes e prospects.
2) Esmere na comunicação, no impacto pelo conteúdo e emoção.
As pessoas são mais impactadas pela emoção do que pela razão. Sua excelência em produtos e serviços precisa também provocar sentimentos positivos nas pessoas… Aplique sempre a estratégia AIDA: despertar Atenção, Interesse, Desejo e Ação para compra. Cumpra fielmente o que prometeu! Repita incansavelmente seus diferenciais e boas notícias sobre a organização.
3) Aumente suas promoções para incentivar o volume de compras.
Se for adequado ao perfil do seu negócio/público-alvo, faça companhas para aumentar as vendas dando um brinde especial ou reduzindo um pouco o preço para compras maiores (acima de três unidades ou de determinado valor, por exemplo). Lembre-se de envolver os gestores financeiros nessas ações porque há sempre um limite a ser respeitado para se manter a lucratividade e saúde financeira da empresa.
4) Separe seus clientes em 3 grupos e trabalhe-os distintamente.
É impossível fazer tudo para todo mundo o tempo todo, por isso precisamos segmentar nossos clientes e atuar especificamente em cada grupo. Separe seus clientes em “Diamante” (alto valor presente e futuro $$$), “Ouro” (médio valor presente com potencial de crescimento futuro $$) e “Prata” (menor valor presente $). Defina claramente a forma de tratamento e atendimento para cada segmento: prêmios e “mimos” pela fidelização (constância na compra e indicações), gerentes de conta para os clientes Diamante e Ouro, benefícios e concessões. Lembre-se sempre que os clientes podem ser os melhores divulgadores (receitas) e fortalecedores da reputação organizacional (confiança).
5) Ofereça consultoria técnica.
Principalmente nas relações B2B (vendas para empresas), os clientes valorizam orientações específicas para aumentar seus resultados. A relação é mais de longo prazo e relacional. O negócio passa a ser “potencializar os negócios dos clientes”. Quanto mais entender a cadeia de valor e interagir com os clientes, mais conseguirá ser assertivo nas recomendações e resultados. Trabalhe a percepção, faça os clientes perceberem sua importância para a prosperidade dos seus negócios. Isso é excelente para suas próprias receitas e reputação!
6) Utilize a internet para vender mais e criar um exército de “likers”.
A primeira referência sobre alguém ou uma organização é a Internet. Instintivamente as pessoas abrem um buscador, como o Google, e encontram as informações que precisam. Tudo que veem ou leem comunica algo, forma uma percepção e, na formação dessa percepção, não há vácuo – ou comunicamos corretamente ou a ausência e amadorismo prejudicarão nossos resultados e reputação. Priorize a profissionalização da sua imagem e alinhe todas as plataformas que podem formar a percepção sobre a sua organização: Facebook, Instagram, Linkedin, Foursquare, etc.
7) Profissionalize a sua força de vendas.
Muitas empresas pressionam a equipe comercial por resultados, mas não apoiam adequadamente seu desenvolvimento. Faça um programa de treinamento intensivo ao longo do ano, abordando técnicas e ferramentas de vendas: etapas da venda, tratamento de objeções, gestão de key accounts (clientes Diamante), liderança proativa, equipe de alto desempenho, perfil dos clientes, melhores práticas em vendas, técnicas de persuasão, abordagem consultiva, fidelização e relacionamento com os clientes, ferramentas de gestão, indicadores de desempenho indutores e finalísticos, metas arrojadas.
8) Incentive e reconheça os clientes e apoiadores.
Os clientes gostam e querem ser reconhecidos pela constância das suas compras, fidelidade e indicações. Convide os clientes Diamante e Ouro (nessa ordem) para visitas à empresa, coquetéis, eventos, palestras etc. Ofereça brindes para compras continuadas, descontos especiais para contratos de prazos maiores, presentes especiais para os que influenciam a favor dos seus negócios. Faça o que funciona, o que for adequado ao perfil dos seus clientes. Atenção à Regra de Ouro dos Negócios: quem faz a organização prosperar mais deve ser reconhecido e prosperar mais também!
9) Ofereça sempre mais!
O vendedor precisa oferecer tudo que potencialmente seja interessante ao comprador, tanto na venda final a pessoas (B2C) como na venda empresarial (B2B). As receitas podem crescer muito trabalhando melhor a própria base de clientes. Se alguma empresa gasta R$ 100.000 com produtos e serviços que sua empresa poderia vender mas, efetivamente, compra da sua empresa R$ 20.000, isso significa que há uma oportunidade de R$ 80.000 neste cliente, ou seja, 80% de crescimento! Multiplique as quantidades de clientes e oportunidades e verá que suas receitas podem dobrar trabalhando apenas a base atual de clientes. Se o cliente entrou na loja e pediu um sapato, ofereça também as meias, o cinto, camisa, terno, gravata, relógio e perfume… Projete uma venda complementar, coerente ao desejado, e ofereça sempre ao cliente!
10) Inove e dê visibilidade à inovação.
Os clientes, na maioria dos setores, estão sendo acostumados a um ritmo crescente de novidades e melhorias nos produtos, serviços e ações de experiência com a marca. Inovar deixou de ser uma opção para se tornar uma necessidade para a competitividade. Melhore o que já existe e crie novidades, lembrando sempre de comunicar claramente ao mercado! A organização pode trabalhar o atendimento, pós-venda, ações de relacionamento, novos e melhores produtos e serviços, processos internos, modelo de negócios e a própria gestão.
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